150 anos sobre a abolição da pena de morte

Escrito por M.L. ligado .

150 Comemoraram-se ontem, 10 de dezembro, 69 anos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e 150 anos da abolição da pena de morte. A Pintor assinalou a data com uma sessão de trabalho, orientada pelo professor Armando Borlido, membro da secção Portuguesa da Amnistia Internacional e que se destinou aos alunos das turmas 10ºB, 11ºB e 12ºA.
Apresentado o percurso histórico, seguiu-se uma abordagem da pena de morte na atualidade - países, número de executados, acusações maioritárias e consequências sociais da sua aplicação, e por fim o debate sobre os argumentos a favor e contra, no contexto da ética contemporânea. Recordou-se ainda que que Portugal, pioneiro nesta decisão, continua a defender o fim universal de uma cruel violação do direito à vida e à dignidade humana, praticada ainda por muitos Estados.
Os alunos apreciaram a oportunidade para o confronto de opiniões e mostraram-se sensibilizados para o aprofundamento dos valores humanistas.
A sessão foi promovida pelo grupo de História, em articulação com a Biblioteca Escolar e teve ainda a colaboração do aluno Joel Quesado, do curso multimédia. 
M.L.

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com