Dia das Ciências 2018

Escrito por M.L. ligado .

 DIA DAS CIÊNCIAS COM A BE

20180322 133709 2 renamed 8481

Os alunos do 4º ano vieram à Pintor no passado dia 22, dia das Ciências, para conhecerem melhor a sua futura escola e entre outras atividades, foram recebidos, na Ludoteca, com a dramatização do texto de Manuel Alegre, As Naus de Verde Pinho. A aventura de Bartolomeu Dias foi contada com muito entusiasmo pelos alunos do 7º B, Inês Ferreira, José Teixeira, Mariana Meixedo, Mariana Silva, Pedro Morais e Simão Araújo. A narradora desta "viagem" foi a Iara Matos, do 10ºB, que também apresentou a atividade, de forma muito profissional.
Parabéns a esta equipa pelo empenho e disponibilidade para "Ler", no dia das Ciências!

M.L.

DIA DAS CIÊNCIAS NA PINTOR JOSÉ DE BRITO - 4ºANO

sid-the-science-kid-i-want-to-be-a-scientist
"Marcava no calendário o dia 22 de março de 2018 e o sol fez questão de aparecer para abrilhantar o nosso dia dedicado às ciências. E nós, alunos do 4.º ano, tínhamos a responsabilidade de comunicar aos outros as aprendizagens que fizéramos com as experiências que realizámos a pensar na defesa do ambiente.
Chegados à escola sede, começámos por fazer uma “comunicação de ciência” às turmas dos 5.º e 6.º anos. Os grupos encarregados desta tarefa estiveram à altura! Tudo correu muitíssimo bem, soubemos responder às questões que os nossos colegas mais velhos nos colocaram e, no final, recebemos elogios sobre este trabalho da parte da Diretora do Agrupamento, dos professores que assistiram e dos nossos colegas.

Adorámos estes elogios e concluímos que é importante comunicar aquilo que aprendemos nas aulas de ciências.
Continuámos o nosso Dia das Ciências visitando vários espaços como a ludoteca, a biblioteca e a mediateca. De seguida, fomos à sala das TIC para explorarmos processos de programação através de uma abelha robótica e de um carro comandado através de um Tablet. Nesta sala, realizámos também experiências com eletricidade.
No laboratório de físico-química, assistimos a várias experiências como o ovo saltitão/ovo de borracha, o vulcão ativo, a pasta de dentes para elefantes e pega monstros.
À hora do almoço, fizemos uma pequena pausa para aconchegar a barriga. A cantina desta escola é enorme e, neste espaço, tivemos o privilégio de ter um tabuleiro e de nos servimos sozinhos.
No final do almoço, retomámos as atividades e fomos para a sala dos jogos didáticos bem divertidos e para o Ginásio da Matemática.
Terminámos o dia no laboratório das ciências e assistimos a várias experiências, como uma sobre areias movediças, outra sobre como funciona uma barragem, tocámos num olho de porco e vimos a sua composição, num pulmão de vaca e num coração de porco. Nestas observações estavam vários alunos do ensino secundário que nos foram explicando as coisas passo a passo.
Ah, fizemos ainda vários jogos de sensibilização sensitiva para percebermos bem que temos e como usamos os nossos cinco sentidos. Um grupo foi ver experiências com lasers.
De alma cheia, regressámos à escola com muitas experiências para contar e experimentar.
O dia foi maravilhoso! Ser cientista é muito bom, mas também percebemos que é preciso estudar e trabalhar muito. "
Os alunos da SM4 da EB1/JI de Santa Marta de Portuzelo
Selo Segurança Digital

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com