Projeto Global Schools

Escrito por M.L. ligado .

global school Decorreu, no passado dia 12 de abril, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo o Seminário de encerramento do Projeto Global Schools: Aprender a (con)viver, “Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global: uma (multi)agenda”. O projeto teve a duração de três anos e nele participaram 8 docentes do Agrupamento Pintor José de Brito (3 no primeiro ano de formação, 2 no segundo ano e 3 no presente ano). Um dos docentes fez os três anos de formação, tendo neste último ano o encargo de fazer formação com os seus pares, no Agrupamento. A formação no âmbito do projeto teve uma parte teórica e uma parte prática desenvolvida com os alunos das escolas onde os docentes lecionavam.

 

Neste seminário, foram apresentados vários testemunhos de quem participou na formação e de duas alunas em cujas turmas foram dinamizadas atividades. A Esperança Barros Gomes, que terminou o 1.º ciclo na EB de Santa Marta de Portuzelo no ano letivo anterior, testemunhou as aprendizagens que fez, durante os 3.º e 4.º anos de escolaridade, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (no 3.º ano, migrações e refugiados e, no 4.º ano, equidade de género e o VII Congresso “Crianças e Jovens – Cidadãos, Hoje!”).
Foi um prazer ouvi-la! O seu testemunho foi emocionante e genuíno! Foi muito rico de conteúdo e revelador da importância de se trabalharem, na escola, temáticas e problemáticas que ajudam as crianças a perceberem que existem muitos mundos e muitas vidas para além do seu contexto próximo e, em consequência, a exercerem melhor a sua cidadania.
- Obrigado, Esperança! O teu contributo no Seminário de encerramento do Global Schools enriqueceu sobremaneira o trabalho de reflexão e de ação do Projeto!

Maria de Jesus Ferreira e Joaquim Marques

Selo Segurança Digital

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com