XXIII Fórum de EMRC

Escrito por M.L. ligado .

forum renamed 16885O XXIII Fórum/Festa da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de Viana do Castelo aconteceu no dia 18 de Maio, em Paredes de Coura, com o tema “Sou Grato (a), conseguindo reunir milhares de alunos da disciplina, do 7º ao 12º ano, de todas as escolas do Distrito. A iniciativa, organizada pelo Secretariado Diocesano da EMRC pretendeu celebrar os 40 anos da Diocese e o dom da vida de cada um.
Tal como nos anos anteriores o Encontro superou todas as expectativas. Foi um momento único de alegria, convívio, partilha de experiências e encontros.

O local escolhido para este ano, praia fluvial de Taboão, Paredes de Coura, encantou todos os presentes, tendo gerado um ambiente quase mágico, na envolvência da natureza e do calor humano.
Os milhares de alunos presentes puderam participar em inúmeras atividades, desde insufláveis, kartings, jogos e música, muita música e verdadeira animação.
Começaram por ser recebidos com calorosas saudações de boas vindas e no palco com música e um speaker com grande energia, movimento e boa disposição, não deixando ninguém indiferente a toda essa agitação. Foi impossível deixar de ser contagiado pelo movimento e pela música, mantendo todos, alunos e professores, juntos a cantar e a dançar. Os momentos de Zumba foram espetaculares e deram origem a uma mancha jovem de braços no ar a acompanhar o ritmo da música e do animador.
Por volta das doze horas fomos agraciados pela presença do nosso Pastor Diocesano que sempre tem acompanhado estes momentos com a sua presença afável, simpática e próxima a todos. O Bispo da Diocese, D. Anacleto Oliveira, dirigiu-se aos jovens e aos professores com mensagens de gratidão e repetindo a alta voz um “Muito Obrigado”.
Obrigado aos alunos de EMRC pela ousadia, a coragem de num mundo repleto por tantos apelos, não terem medo de se afirmarem cristãos e jovens de fé.
Obrigado aos professores pelo excelente trabalho que têm desenvolvido nas escolas e por conseguirem manter o grande número de alunos inscritos na disciplina.
Obrigado a todos os professores das outras áreas disciplinares por estarem presentes e fazerem questão de acompanhar estes jovens a este encontro. Sem a ajuda e presença deles não seria possível.
Obrigado à Dra Maria José Moreira, Vereadora da Cultura da Câmara de Paredes de Coura que recebeu de forma calorosa e magnífica todos os presentes.
Na sua intervenção a Dra Maria José agradeceu o espírito cristão e alegre dos jovens de EMRC e o trabalho excepcional dos professores, dando ênfase e valorizando a profissão docente que nem sempre é tratada com a dignidade que merece. A sua mensagem foi de gratidão, acolhimento e de esperança.
No início da tarde a animação intensificou-se com a atuação do DJ Pedro Garrido e dos Purpose Boys ....
O aluno André Caldas, do sétimo ano, que pela primeira vez participou no Fórum referiu ter vivido “pela primeira vez a experiência de participar no fórum de EMRC. Foi uma experiência muito divertida, pois tinha várias atividades interessantes, fiz novas amizades e reencontrei amigos de outras escolas que já não via há muito tempo. Espero que esta atividade se volte a concretizar nos próximos anos, para poder viver novas experiências”. Nos dias que antecederam o Fórum o André encontrou-se doente e a sua maior preocupação era ficar bom para poder participar neste encontro tão ansiado.
Já a Mariana Borlido do décimo ano muito animada dizia “ professora, muito honestamente, foi um dos melhores Fóruns em que já participei ao longo destes quatro anos. Para além da paisagem, o local tinha imensas sombras, o que era bom nas horas de maior calor. Havia, também, alguma variedade de atividades, tornando-se, assim, do agrado de todos! O evento estava muito bem planeado e temos de agradecer aos professores de EMRC pela possibilidade da realização desta experiência”.
Foi, sem dúvida, um dos melhores encontros dos últimos anos, com um verdadeiro espírito de gratidão, de amizade, de partilha de experiências e de convívio.
A diretora do Secretariado Diocesano, Dra Lígia Pereira agradeceu a presença de todos e o espírito de alegria e de gratidão. Acrescentou que “Somos gratos por ter uma Diocese com 40 anos; somos gratos pelo trabalho desenvolvido: somos gratos por juntos fazermos a diferença: somos gratos pelo Dom da Vida.
Terminou referindo que “quando todos temos o mesmo objetivo o rumo é certo! Temos alunos e professores fantásticos!!!”

Maria do Céu Salgueiro

Selo Segurança Digital

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com