"Miúdos a votos"

Escrito por M.L. ligado .

logo miudos a votosEste ano letivo o nosso Agrupamento integra pela primeira vez o evento “Miúdos a Votos”. A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Às crianças e jovens será dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje. “Miúdos a Votos” conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Pordata, da Rádio Miúdos e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
 
O processo será semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: haverá recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, sempre com a participação dos alunos. Durante a campanha eleitoral, estes defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos – podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates. Trata-se de um projeto interdisciplinar que conta com a parceria da Biblioteca Escolar e que envolve várias disciplinas, desde Cidadania e desenvolvimento, Português, Estudo do Meio, Matemática, Expressões e Literacias. Neste momento o nosso Agrupamento encontra-se em fase de Campanha Eleitoral. Os alunos da EB1 de Santa Marta de Portuzelo promovem “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago. Os alunos do 7º ano organizaram-se por turmas e cada uma elegeu, internamente, o seu livro que agora defende em campanha. Os livros a votação são os seguintes: “Diário de um Banana 1” de Jeff Kinney (7ºA), “Missão Impossível” de Ana Maria Magalhães  e Isabel Alçada (7ºB), “História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar” de Luís Sepúlveda (7ºC) e  “O Rapaz do Pijama às Riscas “ de John Boyne (7ºD). Várias iniciativas têm sido desenvolvidas pelos alunos como dramatizações, oficinas de escrita, marcadores de livros, pins, bandeiras e porta-chaves tendo por inspiração os livros selecionados.  
Será certamente um projeto de grande aprendizagem em termos cívicos e de competências de leitura. As eleições decorrerão no dia 15 de março.

Biblioteca Escolar

Selo Segurança Digital

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com