7ºano em Visita de Estudo

Escrito por M.L. ligado .

terminal cruzeiros
 
PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS E DO TEMPO
Os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito realizaram, no passado dia 08 de fevereiro, uma visita guiada ao Porto de Leixões e assistiram à representação da peça de teatro «Leandro, Rei da Helíria», em Perafita, recriada pela reconhecida companhia lisboeta «O Sonho».
 
A visita de estudo, realizada no âmbito das disciplinas de Português, Geografia e Cidadania, em articulação com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) do centro local do Alto Minho, levou os alunos «por mares nunca navegados» e a um tempo imemorável. Durante a parte da manhã, as turmas de sétimo ano do Agrupamento visitaram os mais diversos recantos do segundo maior Porto nacional. Puderam, assim, deliciar-se com a graciosidade das manobras dos rebocadores Pégasos e Prometeu, com a ponte levadiça sobre o rio Leça, com a entrada de navios de grande porte, com os impressionantes monta-cargas e muitos outros acontecimentos que dão vida ao local. A visita matinal à instalação portuária terminou no molhe Sul com a muito esperada contemplação da enigmática obra do arquiteto Luís Pedro Silva, o Novo Terminal de Cruzeiros.
Depois de um almoço calmo e revigorante, os discentes aprontaram-se para o momento mais aguardado, por ventura, o mais emocionante do dia e da visita de estudo, a representação da peça teatral «Leandro, Rei da Helíria», da autoria de Alice Vieira, obra de leitura orientada. De facto, ninguém ficou indiferente à fidelidade e humor do Bobo, à injustiça e queda do Rei ou de Violeta, à hipocrisia das duas princesas mais velhas, ao amor incondicional da mais nova pelo pai. Por entre muitos e fáceis risos e uma lágrima envergonhada no canto do olho, este grandioso espetáculo de som e luz culminou numa enorme ovação.
Daniel Trancoso
 
Selo Segurança Digital

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com