miúdos A VOTOS 2019-20

Escrito por M.L. ligado .

top miudos votosEste ano letivo o nosso Agrupamento integra pela segunda vez o evento “Miúdos a Votos”.
A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar a eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Às crianças e jovens será dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostaram até hoje.
“Miúdos a Votos” conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Pordata, da Rádio Miúdos e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

O processo será semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: o recenseamento, apresentação de candidaturas, a campanha eleitoral, a votação e escrutínio dos votos, sempre com a participação dos alunos.
É um projeto interdisciplinar que conta com a parceria da Biblioteca Escolar e que envolve várias disciplinas dos Conselhos de Turma. Neste momento o nosso Agrupamento encontra-se na fase de campanha eleitoral.
Os alunos da Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo e da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito organizaram-se por turmas e cada uma elegeu, internamente, o seu livro que agora defende em campanha. Várias iniciativas estão a ser desenvolvidas pelos alunos para a campanha eleitoral a realizar nos meses de fevereiro e março, como por exemplo: dramatizações, oficinas de escrita, marcadores de livros, pins, bandeiras e posters tendo por inspiração os livros selecionados.  
As eleições decorrerão no dia 17 de março de 2020. A votação será feita em Urna, no Local a definir.
Participar é uma questão de Cidadania! Vota no teu livro preferido.
Isabel Cruz
Selo Segurança Digital

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com