NOTA INFORMATIVA 2020-21

ligado .

PROFESSORES/ALUNOS/PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Informa-se todos os professores, alunos, pais e encarregados de educação do teor da Nota Informativa enviada às escolas pelo Governo de Portugal:

Tendo o Governo aprovado, em Conselho de Ministros, uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, divulga-se, desde já, as seguintes medidas:

1- EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

15 DE MARÇO- Início das atividades, em regime presencial, da educação préescolar e do 1.º ciclo do ensino básico, de acordo com os horários e as normas já definidos de funcionamento. Aconselha-se o uso de máscara por todas as crianças, a partir dos 6 anos.

Seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e a orientação conjunta DGS/DGEstE/ISS sobre o programa de rastreios laboratoriais para SARS-CoV-2, terá início, na semana de regresso ao ensino presencial, um processo de testagem nos estabelecimentos de educação e ensino, para os níveis acima identificados e que se prolongará ao longo do ano letivo.

Como destaca a DGS, a utilização de testes rápidos de antigénio periódicos, na atual situação epidemiológica, “constitui uma medida adicional às medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento, o uso de máscara, a ventilação dos espaços ou as medidas de higiene e etiqueta respiratória, visando uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais”. Neste sentido, cumpre reforçar a necessidade de manutenção de todos os cuidados no que respeita ao cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento do ano letivo 2020/2021.

2- AVALIAÇÃO EXTERNA- REALIZAÇÃO DE PROVAS E DE EXAMES

a) 2º, 5º E 8º ANOS- Não há lugar à realização das provas de aferição de e das provas finais de ciclo do 9.º ano.

b) 9º ANO- Não há lugar à realização das Provas Finais de Português e Matemática. Provas Finais de 9º ano.

c) ENSINO SECUNDÁRIO- A conclusão do ensino secundário e o acesso ao ensino superior fazem-se exatamente nos mesmos termos do ano letivo passado. Ou seja:

a. Os alunos terminam o ensino secundário com a classificação interna, isto é, não fazem exames para conclusão e certificação;

b. Os alunos inscrevem-se e realizam apenas as provas de ingresso que pretendem.

NOTA- Para continuar o diagnóstico de aprendizagens eventualmente perdidas, essencial para o planeamento de futuras medidas, realiza-se um estudo amostral, para o qual se prevê a utilização dos instrumentos de aferição nas datas previstas.

Santa Marta de Portuzelo, 12 de março de 2021

A Diretora

(Maria Teresa Gama Marques)

Selo Segurança Digital

    eTwinning

Contactos

Telefone: 258 839 160

Rua José de Brito

4925-062 Viana do Castelo

Email: direcao@apjbrito.edu.pt