Sacos do pão sustentáveis

Escrito por Manuel Chavarria ligado .

Porque se acredita que as expressões artísticas, além do contributo decisivo para a formação integral da criança, permitem o desenvolvimento de processos de educação para a cidadania que lhe possibilite um relacionamento sustentável com o mundo que a rodeia, a Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo desenvolveu, em parceria com a Junta de Freguesia, o projeto “Sacos do Pão, uma tradição em defesa do Ambiente”.

Este projeto, iniciado no primeiro período de 2019/2020, teve várias etapas devido à situação pandémica que se vive. A pretexto de um concurso de desenho, no qual todas as crianças do Jardim de Infância e da Escola participaram, e da valorização do património cultural local, foram trabalhadas noções como património e sustentabilidade. Um júri selecionou cinco desenhos que, mais tarde, foram estampados em sacos do pão.

Com muito agrado de todos, chegou o momento de os distribuir, o que aconteceu hoje, dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança. Assim, com a presença dos elementos da Junta de Freguesia, o Vereador da Câmara Municipal do Ambiente, das representantes do APJBrito e da Associação de Pais, os sacos do pão com a estampagem dos desenhos vencedores do concurso foram entregues a todos os participantes no concurso de desenho e também aos novos alunos da escola.

Dada a situação pandémica, a distribuição foi feita em cada sala de atividades/aula, o que constituiu uma grande e agradável surpresa para os mais pequenos.

Desde já, os agradecimentos à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, na pessoa do seu Presidente, Professor Paulo Maciel, e à Câmara Municipal, através do seu Vereador do Ambiente, Professor Doutor Ricardo Carvalhido. Uma palavra de agradecimento, ainda, à representante da Associação de Pais da Escola, D. Rita Cunha. À Bibliotecária do APJBrito, que representou o Agrupamento, além de um agradecimento especial, os votos da continuação de um bom trabalho em prol da leitura e do desenvolvimento literácito dos alunos do Agrupamento.

A Coordenadora da Escola

Selo Segurança Digital

    eTwinning

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com