Chegou o Natal...

Escrito por M.L. ligado .

natal17Uma vez mais o Natal encheu a Pintor de tradição: pinheiros, coroas e presépios decoram os  nossos espaços numa esperança que se renova, em particular, nesta quadra. E amanhã, teremos doces  e muita criatividade no concurso das Mesas de Natal!
Parabéns a todos porque a escola ficou mais bonita!

M.L.

150 anos sobre a abolição da pena de morte

Escrito por M.L. ligado .

150 Comemoraram-se ontem, 10 de dezembro, 69 anos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e 150 anos da abolição da pena de morte. A Pintor assinalou a data com uma sessão de trabalho, orientada pelo professor Armando Borlido, membro da secção Portuguesa da Amnistia Internacional e que se destinou aos alunos das turmas 10ºB, 11ºB e 12ºA.
Apresentado o percurso histórico, seguiu-se uma abordagem da pena de morte na atualidade - países, número de executados, acusações maioritárias e consequências sociais da sua aplicação, e por fim o debate sobre os argumentos a favor e contra, no contexto da ética contemporânea. Recordou-se ainda que que Portugal, pioneiro nesta decisão, continua a defender o fim universal de uma cruel violação do direito à vida e à dignidade humana, praticada ainda por muitos Estados.
Os alunos apreciaram a oportunidade para o confronto de opiniões e mostraram-se sensibilizados para o aprofundamento dos valores humanistas.
A sessão foi promovida pelo grupo de História, em articulação com a Biblioteca Escolar e teve ainda a colaboração do aluno Joel Quesado, do curso multimédia. 
M.L.

ECO-ESCOLAS 2017/18

Escrito por M.L. ligado .

logo ecoescolasPelo oitavo ano letivo consecutivo, o nosso Agrupamento aderiu ao Programa Eco-Escolas,programa internacional da “Foundation for Environmental Education” desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa. Tornar o dia-a-dia da escola mais sustentável e da comunidade onde esta se insere é o nosso grande objetivo. Este ano letivo, serão exploradas atividades ligadas aos temas: Resíduos, Água, Energia, Alimentação Saudável e Sustentável, Geodiversidade e Floresta. 
No âmbito deste Programa, iremos dar continuidade à recolha de tampinhas de plástico, de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de pilhas e acumuladores e lâmpadas usadas. A monitorização destas recolhas, estará a cargos dos grupos CEI, sob a orientação da professora Isabel Carvalho.
Agradecemos a participação atenta e empenhada de todos, destacando-se a vontade de estabelecer parcerias e convergir esforços entre o Agrupamento, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo e a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo.
 
As professoras responsáveis
Elvira Cunha e Olinda Ávila

Missão Ambiente 2017

Escrito por M.L. ligado .

m ambO Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito aderiu à Missão Ambiente, um projeto pedagógico e ambiental promovido pela VALORMED. O objetivo é sensibilizar os alunos e suas famílias e toda a comunidade escolar para a importância do correto encaminhamento a dar às embalagens vazias e medicamentos fora de uso. Porque é também uma forma de preservação do ambiente, pais, familiares e amigos adultos do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito devem entregar nas Farmácias sinalizadas os resíduos de medicamentos que recolheram em casa, os quais serão quantificados a favor do Agrupamento. No final os 6 Agrupamentos com maior quantidade de resíduos de medicamentos serão premiados.
De 27 de novembro a 6 de abril, contamos com a sua colaboração.
Ajude a ajudar. Consigo queremos dizer MISSÃO CUMPRIDA.
A Diretora 
Consulte aqui o folheto para mais informação.

Semana da Ciência e Tecnologia 2017

Escrito por M.L. ligado .

bio 17Nos dias 23 e 24 de Novembro as turmas do 10º e 11º anos deslocaram-se ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, para realizar atividades experimentais, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Quimica A. Estas atividades integram-se na comemoração da Semana da Ciência e Tecnologia, tendo os alunos do 10º ano realizado medições dos parâmetros físico-químicos da água, enquanto o 11ºano realizou atividades subordinadas ao tema "De que se alimentam as aves limícolas? "
Nesta visita foram exploradas temáticas que visam aumentar a sensibilidade para a conservação dos valores naturais, principalmente a importância da água, privilegiando a atividade experimental como metodologia para a aquisição de conhecimento.
Olinda Ávila

BOOKMARK EXCHANGE PROJECT

marcadoresbe-MRIS-3 300 x 225 

 

 

 

 

 Chegaram à escola os primeiros marcadores de livros, vindos da escola “Telsiai "Krantas" progymnasium” na Lituânia e ainda, da escola Internacional Rachna, na Índia.

Rui Carvalho

 

Contactos

Telefone: 258 839 160
Fax: 258 830 037

Rua José de Brito
4925-062 Viana do Castelo

Email a.pjbrito@gmail.com